Espaço (ao) Voluntário: Universidade Lusófona abre as suas portas a uma Feira de Voluntariado
A Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (ULusófona – CUP) no âmbito do projeto Inovar & Capacitar realizou, no dia 21 de março, um evento a que chamou Espaço (ao) Voluntário e que acolheu 6 instituições de solidariedade social potencialmente acolhedoras de voluntários.
Nesta Feira de Voluntariado participaram a ADDIM – Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres, a ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, a Associação CAIS, a Modus de Ver, a Refugees WelcomePortugal e a Saber Compreender.
As Associações distribuíram-se pelo corredor principal da ULusófona – CUP, apresentando aos estudantes o seu âmbito de atuação, a sua missão, e alguns dos objetivos pelos quais orientam a sua intervenção junto da comunidade. Para além dos seus materiais de divulgação, as associações convidadas puderam ainda ter na ULusófona – CUP, por um dia, uma “filial” das suas lojas solidárias, podendo vender alguns dos seus produtos, cujo o lucro revertia para continuar a financiar as suas atividades.
Em simultâneo a este evento, toda a comunidade académica pôde ainda admirar uma exposição fotográfica organizada pela Refugees Welcome que visava retratar “Um olhar sobre os Balcãs – em direção ao sonho Europeu” que reúne imagens tiradas por pessoas migrantes e refugiadas na Bósnia e Herzegovina no âmbito de um projeto fotográfico realizado pela Refugees Welcome Portugal no país. Elas retratam o caminho percorrido pelos milhares de pessoas que diariamente tentam chegar à Europa, onde esperam encontrar paz, segurança, e um futuro mais feliz. Mas o que acabam por encontrar é tudo menos o que imaginavam.
A iniciativa atraiu os estudantes, docentes e colaboradores da Universidade, que se mostraram interessados em conhecer os eixos de atuação das associações convidadas, e potencialmente disponíveis, na grande maioria dos casos, para se voluntariarem, auxiliando, assim, na prossecução dos seus objetivos junto da comunidade.
Foi mais um dia diferente na ULusófona – CUP em que as suas portas se abriram à comunidade e acolheram iniciativas que visam desenvolver nos seus estudantes os princípios da responsabilidade social e da cidadania inclusiva.