A comunidade da Universidade Lusófona abre-se ao voluntariado para auxiliar as crianças apoiadas pelo ATL da Associação de Solidariedade da Zona das Fontaínhas. Ficou acordado um dia aberto para que as crianças e jovens visitem o Centro Universitário do Porto da Lusófona.
A deslocação de um grupo de docentes e de estudantes do 1º ano da licenciatura em Serviço Social à Associação de Solidariedade da Zona das Fontaínhas (ASZF) foi motivada pelas cheias ocorridas a 7 e 8 de janeiro de 2023, que destruíram algumas casas situadas na escarpa do Douro. O objetivo foi realizar o levantamento das necessidades da população, mas o encontro acabou por servir também para definir as fundações de uma colaboração mais próxima entre as duas instituições.
Está já previsto um dia aberto para que os jovens do ATL possam conhecer a Universidade Lusófona. Pretende-se, com esta iniciativa, incentivar todos os jovens inscritos no ATL a progredir nos seus estudos até ao Ensino Superior. Da visita resultou, ainda, a possibilidade de a Universidade Lusófona intermediar contactos entre a ASZF e outras instituições de solidariedade da zona histórica do Porto, criando assim um movimento de entre ajuda e responsabilidade social.
No final do encontro, a diretora técnica, Filipa Chiote desafiou a comunidade da Universidade Lusófona a acompanhar as crianças e jovens do ATL, como voluntários. Estão abertas as inscrições para voluntários disponíveis para dedicar algumas horas por semana, num horário organizado a partir da disponibilidade de cada pessoa e das necessidades da associação. São também bem-vindas doações de material escolar ou de jogos.
O programa de voluntariado insere-se na atividade Lusófona Voluntária do projeto Inovar & Capacitar, promovido pela Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto e cofinanciado pelo Programa Operacional do Capital Humano (POCH).
Associação de Solidariedade da Zona das Fontaínhas
Localizado nas Fontaínhas, a cinco minutos da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, o ATL da associação trabalha com crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos de idade, que encontram na associação um espaço de apoio ao estudo e de acompanhamento pessoal. O centro de apoio ao estudo e ocupação dos tempos livres trabalha com 60 crianças e conta com 50 voluntários.