universidade lusófona

Associações Solidárias abrem as suas portas aos voluntários da Universidade Lusófona

Voluntari(ARTE) foi o nome dado à tertúlia que teve lugar no dia dedicado à promoção do voluntariado na Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (CUP). Esta iniciativa surge no âmbito da atividade Lusófona Voluntária, integrada no Projeto Inovar & Capacitar.

Esta tertúlia teve como convidados representantes de 4 associações solidárias que fazem parte da Bolsa de Voluntariado da Lusófona Voluntária, lançada nesse mesmo dia. Tendo a moderação da Prof.ª Doutora Cristiana Almeida, diretora da licenciatura de Serviço Social desta Universidade, a interação entre os participantes e o público foi privilegiada. A sala encheu com estudantes de Serviço Social e de Gestão, interessados em complementar a sua formação académica com a prática no terreno, em regime de voluntariado.

Nesta sessão, os representantes das associações solidárias convidadas desafiaram os estudantes a ações de voluntariado, apresentando os seus propósitos e as mais-valias de ser voluntário. A pedido da Universidade foram ainda sugeridas propostas de  co-construção de sinergias conjuntas. A título de exemplo, a ADDIM – Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres, que presta auxílio a mulheres e crianças vítimas de crime e/ou discriminação, solicitou apoio para construção de cabazes para oferta a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

A Modus de Ver que se assume como um projeto cultural único e diferenciador que pretende complementar e gerar sinergias que potenciem “uma presença ainda mais forte e carismática dos portugueses e portuenses” através do vídeo e da fotografia, pediu a doação de máquinas fotográfica de rolo. O material doado será utilizado numa ação de formação que junta crianças e idosos da zona geográfica da Lusófona num safari fotográfico e na formação para a revelação de fotografias analógicas.

Refugees Welcome Portugal que integra um movimento internacional criado com o objetivo de contribuir para a criação de uma cultura de boas-vindas a migrantes e refugiados, através de uma maior proximidade com as comunidades de acolhimento, prevê a organização de um summer camp para jovens, para o qual procura estudantes universitários para serem monitores em regime de voluntariado.

Por fim, a Saber Compreender que tem como missão promover uma sociedade mais inclusiva, apoiando pessoas em situação de maior vulnerabilidade social e económica na livre construção e prossecução dos seus projetos de vida, disponibilizou-se para acolher não só voluntários, mas também estágios académicos.

A Universidade Lusófona abriu as suas portas a associações solidárias, e estas, abrem as suas, à comunidade académica para ações de voluntariado. Ficam, assim, abertas as perspetivas aos estudantes para irem além da sua formação académica e complementarem a sua preparação para o mundo do trabalho, através de atividade proactivas de cidadania responsável.

  • Início
  • Notícias
  • Associações Solidárias abrem as suas portas aos voluntários da Universidade Lusófona
Cofinanciado por:
Gestão de conteúdos por Produção Multimédia © 2022 COFAC.