A ligação da Universidade ao mercado de trabalho é hoje uma necessidade prementemente que beneficia ambas as partes. A Universidade ajusta os seus objetivos de aprendizagem ao que realmente é necessário no mundo do trabalho. O mundo do trabalho ganha com a inovação e garantia de excelência dos trabalhos conjuntos. A cocriação de projetos é uma mais-valia para todos os atores envolvidos. A exploração do mercado de trabalho por parte dos estudantes torna-se assim central no cumprimento cabal da missão universitária (Seah, Pan & Tan, 2020, Donald, W.E., Ashleigh & Baruch, 2018).
No sentido de reforçar a orientação da oferta para as necessidades do mercado de trabalho e, simultaneamente, concorrer para propiciar ao estudante uma experiência académica mais rica, propomos a criação de uma estrutura de apoio que funcione como um acelerador de imersão no mundo do trabalho. Conscientes que a etapa de formação deve orientar as competências e conhecimentos de base necessárias a que um estudante possa ser uma mais-valia para a instituição que o acolhe, consideramos algumas modalidades distintas para adequar a experiência de imersão profissional com o perfil formativo do estudante, a saber:
Atividades de aceleração da imersão profissional permitem ao estudante desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos práticos no campo de sua formação. A empresa acolhedora ganha também ao acolher jovens que trazem consigo novas abordagens e conhecimentos atualizados, acabando por funcionar como elementos motivacionais para os próprios orientadores internos em função da valorização que a tutoria acarreta. A criação de uma sequência de oportunidades que se moldam às competências e conhecimentos de cada momento do percurso formativo assume um caracter inovador a salientar.
Integrado no sistema interno de garantia da qualidade institucional serão acionados mecanismos de avaliação da satisfação dos atores envolvidos (estudantes, tutores, orientadores, empresas e docentes). Serão ainda usadas ferramentas de gestão de projeto de forma a monitorizar um cronograma de reuniões/contatos entre as Instituições de Ensino Superior e as empresas, com vista a garantir que exista uma efetiva e eficiente articulação entre os atores envolvidos. A avaliação de impacto pretende focar os efeitos resultantes da implementação dessa intervenção num determinado local (empresa/organização) e das alterações comportamentais nos beneficiários finais (estudantes). Assim, será administrado um questionário de expectativas iniciais (pré-teste) e um questionário final (pós-teste) em que se avaliam a perceção dos seus impactos em termos de mais-valias para os diferentes atores envolvidos.
Com o objetivo de tornar a sua experiência académica mais enriquecedora, a FCESE, no âmbito no Projeto Inovar & Capacitar está a dinamizar um conjunto de iniciativas de Job Shadowing que pretendem proporcionar oportunidades de imersão empresarial aos estudantes, com vista à exploração do contexto real de trabalho, desde os primeiros anos de formação superior.