universidade lusófona

Atividade 12

Objetivo geral
Reforçar a orientação da oferta para as necessidades do mercado de trabalho.
Objetivos específicos
Criação de oportunidades de reconhecimento no mundo do trabalho através de possibilidades maximizadas para cada etapa.
Identificação da Atividade
O acelerador da imersão empresarial pretende proporcionar a oportunidade aos estudantes, desde os primeiros anos de formação superior, de exploração do contexto real de trabalho, através de diferentes modalidades de imersão empresarial, tais com Miniestágios, Shadowing profissional, etc.
Data de Início
1 Setembro, 2022
Data de Fim
30 Outubro, 2023
Coordenador
Diana Dias, Professora Doutora
Equipa
Alcina Martins, Professora Doutora | Maria Elisabete Guedes Pinto da Costa, Prof.ª Doutora | Maria Teresa Candeias, Prof.ª Doutora | Dr.ª Débora Cardoso

Necessidades, problemáticas e oportunidades identificadas

A ligação da Universidade ao mercado de trabalho é hoje uma necessidade prementemente que beneficia ambas as partes. A Universidade ajusta os seus objetivos de aprendizagem ao que realmente é necessário no mundo do trabalho. O mundo do trabalho ganha com a inovação e garantia de excelência dos trabalhos conjuntos. A cocriação de projetos é uma mais-valia para todos os atores envolvidos. A exploração do mercado de trabalho por parte dos estudantes torna-se assim central no cumprimento cabal da missão universitária (Seah, Pan & Tan, 2020, Donald, W.E., Ashleigh & Baruch, 2018).

Descrição da atividade

No sentido de reforçar a orientação da oferta para as necessidades do mercado de trabalho e, simultaneamente, concorrer para propiciar ao estudante uma experiência académica mais rica, propomos a criação de uma estrutura de apoio que funcione como um acelerador de imersão no mundo do trabalho. Conscientes que a etapa de formação deve orientar as competências e conhecimentos de base necessárias a que um estudante possa ser uma mais-valia para a instituição que o acolhe, consideramos algumas modalidades distintas para adequar a experiência de imersão profissional com o perfil formativo do estudante, a saber:

  • Shadowing (7/8h): o estudante acompanha um profissional de referência da sua área de formação durante um dia de trabalho, funcionando como a sua “sombra”. Pretende-se que o estudante possa experimentar um dia de trabalho da sua profissão de aspiração, clarificando expectativas e criando ideias mais realistas do papel daquele profissional no mundo do trabalho. Esta atividade pode acontecer logo no primeiro ano de formação (seja de uma licenciatura, seja de um mestrado);
  • Miniestágio de observação (35/40h): o estudante acompanhará um profissional de referência da sua área de formação durante um período de tempo equivalente a uma semana de trabalho. O seu objetivo é ser essencialmente um observador, embora possa já participar de forma monitorizada em algumas atividades. Esta atividade pode acontecer num momento intermédio da formação (como por exemplo no 2º ano de uma licenciatura ou no 2º semestre de um mestrado);
  • Estágio participante: no caso de o plano de estudos do seu curso não proporcionar a experiência de estágio curricular (70/160h), o estudante terá a oportunidade de desenvolver uma atividade supervisionada quer pelo profissional tutor, quer pelo seu orientador académico. O objetivo é exercer um papel profissional em contexto real de trabalho no período equivalente a um mês de trabalho. Esta atividade deve acontecer num momento final da formação (como por exemplo no 3º ano de uma licenciatura ou no 3º semestre de um mestrado).

Inovação e formas ativas de ensino – aprendizagem

Atividades de aceleração da imersão profissional permitem ao estudante desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos práticos no campo de sua formação. A empresa acolhedora ganha também ao acolher jovens que trazem consigo novas abordagens e conhecimentos atualizados, acabando por funcionar como elementos motivacionais para os próprios orientadores internos em função da valorização que a tutoria acarreta. A criação de uma sequência de oportunidades que se moldam às competências e conhecimentos de cada momento do percurso formativo assume um caracter inovador a salientar.

Meta

  • Criar experiências formativas enriquecedoras para os estudantes através de momentos de imersão no mundo empresarial.

Metodologia

Integrado no sistema interno de garantia da qualidade institucional serão acionados mecanismos de avaliação da satisfação dos atores envolvidos (estudantes, tutores, orientadores, empresas e docentes). Serão ainda usadas ferramentas de gestão de projeto de forma a monitorizar um cronograma de reuniões/contatos entre as Instituições de Ensino Superior e as empresas, com vista a garantir que exista uma efetiva e eficiente articulação entre os atores envolvidos. A avaliação de impacto pretende focar os efeitos resultantes da implementação dessa intervenção num determinado local (empresa/organização) e das alterações comportamentais nos beneficiários finais (estudantes). Assim, será administrado um questionário de expectativas iniciais (pré-teste) e um questionário final (pós-teste) em que se avaliam a perceção dos seus impactos em termos de mais-valias para os diferentes atores envolvidos.

Descobre o teu lugar com Jobshadowing

Com o objetivo de tornar a sua experiência académica mais enriquecedora, a FCESE, no âmbito no Projeto Inovar & Capacitar está a dinamizar um conjunto de iniciativas de Job Shadowing que pretendem proporcionar oportunidades de imersão empresarial aos estudantes, com vista à exploração do contexto real de trabalho, desde os primeiros anos de formação superior.

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