A aproximação da universidade ao mundo empresarial gera sinergias e complementaridades que funcionam como mais-valias incontornáveis para ambas as partes. Os estudantes ganham com a aproximação ao tecido empresarial, nomeadamente através do confronto com problemas reais em contextos reais. Torna-se necessário criar oportunidades não só para que os estudantes participem na resolução de desafios, mas também para estimular parcerias com instituições e empresas da região. As empresas ganham com a possibilidade de conhecer formas alternativas de lidar com os seus problemas, constrangimentos ou desafios. Assim, a consciencialização e formação de docentes para a criação destas oportunidades surge como uma necessidade a colmatar.
Assinala-se a aposta na inovação pedagógica, investindo na construção de conhecimentos, dispositivos e ferramentas para promover projetos de co-criação com o tecido empresarial. Com a dinamização de concursos de ideias pretende-se juntar estudantes, docentes e empresas/instituições em resposta a desafios reais e problemas da comunidade que exigem inovação e onde é necessária uma ampla variedade de competências. A Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto pretende disponibilizar à sua equipa docente seminários que visam o fomento da utilização de práticas pedagógicas modernas e aplicadas à escala global. Pretende-se que os docentes adquiram confiança na utilização das novas ferramentas e métodos, para capacitar os estudantes a participarem na resolução de desafios, estimulando parcerias com instituições e empresas da região. Assim, pretende-se desenvolver atividades de co-criação, em áreas como serviços disruptivos, novas tecnologias, sociedade & cultura, bem-estar e sustentabilidade, envolvendo empresas.
Pretende-se que a Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto possa ser um paradigma da inovação pedagógica que investe na construção de comunidade de professores para promover projetos de co-criação com o tecido empresarial (na senda das orientações do Conselho Europeu, 2022). Se os estudantes serão os principais atores na co-criação de projetos reais junto de empresas reais, serão os seus docentes que estarão em todo o design da experiência que estes viverão. Na realidade, cabe à equipa docente construir oportunidades para que os estudantes possam desenvolver a sua capacidade criativa, aliando-a à integração dos conhecimentos e competências que foram adquirindo ao longo do seu processo formativo e que têm, agora, a oportunidade de colocar em prática.
Tratando-se de eventos pontuais, mas que implicam uma preparação prévia e a interação de diversos stakeholders serão usadas ferramentas de gestão de projeto que permitam uma gestão informada das diferentes etapas a ser desenvolvidas. As iniciativas serão calendarizadas através de cronograma de marcos (do inglês Milestone), estruturado em linhas e colunas, em que se lista os marcos do projeto, ou seja, eventos importantes que afetam no resultado final do projeto. O principal objetivo é facilitar a visualização desses marcos por todos os stakeholders e tomar ações preventivas caso haja atraso de alguma parte. Integrado no sistema interno de garantia da qualidade institucional serão acionados mecanismos de avaliação da satisfação dos atores envolvidos (estudantes, e docentes). A avaliação de impacto pretende focar os efeitos resultantes da implementação dessa intervenção num determinado local (empresa/organização) e das alterações comportamentais nos beneficiários finais (estudantes). Assim, será administrado um questionário de expectativas iniciais (pré-teste) e um questionário final (pós-teste) em que se avaliam a perceção dos seus impactos em termos de mais-valias para os diferentes atores envolvidos.