universidade lusófona

Atividade 11

Objetivo geral
Reforçar a orientação da oferta para as necessidades do mercado de trabalho.
Objetivos específicos
Dinamizar uma Empresa Júnior para desenvolver nos estudantes a capacidade empreendedora.
Identificação da Atividade
Desenvolver pessoal e profissionalmente os seus membros através de uma ligação direta com o mundo do trabalho, realizando projetos e serviços na área de atuação dos cursos superiores aos quais a empresa júnior está vinculada. Esta iniciativa pretende promover o desenvolvimento profissional, mas também pessoal e social dos estudantes, através da oferta de serviços de qualidade e a baixo custo ao mercado. São exemplos práticos do desenvolvimento de competências de empreendedorismo que é parte da missão institucional da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, seja diretamente junto dos seus estudantes, mas indiretamente junto do tecido empresarial envolvido.
Data de Início
1 Setembro, 2022
Data de Fim
30 Outubro, 2023
Coordenador
Diana Dias, Professora Doutora
Equipa
Maria Isabel Marques, Prof.ª Doutora; Arthur Araújo, Prof. Doutor; Dr.ª Paula Amaral

Necessidades, problemáticas e oportunidades identificadas

A aproximação da Universidade ao mundo empresarial gera sinergias e complementaridades que funcionam como mais-valias incontornáveis para ambas as partes. Os estudantes ganham com a aproximação ao tecido empresarial, nomeadamente através do confronto com problemas reais em contextos reais. Torna-se necessário criar oportunidades para que os estudantes possam, desde cedo, contribuírem para o desenvolvimento do tecido empresarial, em parcerias com instituições e empresas da região. As empresas ganham com a possibilidade de conhecer formas alternativas de lidar com os seus problemas, constrangimentos ou desafios, a baixos custo e com a garantia de serviços de qualidade.

Descrição da atividade

A Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, conta já com uma empresa júnior devidamente constituída: YES – Young Entrepreneur Society. É membro ativo da Junior Enterprises Portugal. O seu objetivo devidamente registado nos seus estatutos, é o de aproximar a comunidade académica e o mercado de trabalho, potenciando o tecido empresarial da região. São suas atribuições proporcionar um complemento prático ao conhecimento e práticas académicas, prestando consultoria empresarial, designadamente planos de negócio, planos de marketing, estudos de viabilidade, recrutamento e seleção, entre outros desafios. Uma outra área de atuação é o apoio à organização de eventos, nomeadamente secretariado, apoio logístico e apoio promocional.

A presente proposta passa por alargar o âmbito da YES – Young Entrepreneur Society a todas as áreas de conhecimento da oferta formativa da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, alargando o seu horizonte de ação e integrando novos membros. Assim, pretende-se que os estudantes tenham a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos e competências que desenvolvem no processo de ensino/aprendizagem nos seus cursos, propiciando oportunidade únicas de integração teórico-prática (como apontado pelo Conselho Europeu, 2022).

A participação e as experiências vividas numa empresa júnior é uma característica diferenciadora do perfil curricular de um estudante universitário, sendo bastante valorizada aquando da sua integração no mundo do trabalho. Esta estará também facilitada por toda a rede de contatos que esta experiência permite construir. Assumir um papel real em contexto real de trabalho é, sem dúvida, uma mais‐valia de desenvolvimento que a participação em empresas juniores é capaz de proporcionar.

Inovação e formas ativas de ensino – aprendizagem

As empresas juniores são constituídas exclusivamente por estudantes do Ensino Superior organizadas numa associação civil com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país e formando profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo. O objetivo primeiro das empresas juniores é desenvolver pessoal e profissionalmente os seus membros através de uma ligação direta com o mundo do trabalho, realizando projetos e serviços na área de atuação dos cursos superiores aos quais a empresa júnior está vinculada.

Esta iniciativa pretende promover o desenvolvimento profissional, mas também pessoal e social dos estudantes, através da oferta de serviços de qualidade e a baixo custo ao mercado. Trata-se de trabalhar com exemplos práticos de desenvolvimento de competências de empreendedorismo, diretamente junto dos seus estudantes e indiretamente junto do tecido empresarial envolvido. Como numa empresa comum, a empresa júnior pode estar dividida em diversos departamentos: financeiro, comunicação, qualidade RH, marketing, etc., o que permite “experimentar” diferentes papéis e assim explorar as suas competências e aptidões de forma mais sustentada. Esse é o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho e com as funções exigidas pela sua profissão no futuro. A fim de garantir um excelente resultado, todo o trabalho executado deve ter o acompanhamento e a orientação de uma equipa docente que, numa perspetiva de tutoria, inspira, apoia e valida o trabalho desenvolvido.

Meta

  • Criar experiências empreendedoras no contexto de uma Empresa Júnior.

Metodologia

Integrado no sistema interno de garantia da qualidade institucional serão acionados mecanismos de avaliação da satisfação dos atores envolvidos (estudantes, empresas clientes e docentes). A avaliação de impacto pretende focar os efeitos resultantes da implementação dessa intervenção num determinado local (empresa/organização) e das alterações comportamentais nos beneficiários finais (estudantes). Assim, será administrado um questionário de expectativas iniciais (pré-teste) e um questionário final (pós-teste) em que se avaliam a perceção dos seus impactos em termos de mais-valias para os diferentes atores envolvidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cofinanciado por:
Gestão de conteúdos por Produção Multimédia © 2022 COFAC.