Conscientes que a transferência de conhecimento é um importante catalisador não só para a inovação organizacional, mas também para a promoção do processo ensino/aprendizagem, da investigação e, mesmo, do desenvolvimento comunitário, a criação do INTREPID LAB, visa cumprir a ‘terceira missão’ universitária, pretendendo assumir-se como uma verdadeira fonte de criação, implementação e exploração do conhecimento, em benefício do desenvolvimento social, cultural e económico da sociedade. Funcionando como uma unidade de Transferência de Serviços Científicos e Consultoria pretende atuar como interface e promotor da ligação entre a Universidade e Instituições não-académicas. Centrando as suas competências nas áreas científicas que constituem a oferta formativa da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, o INTREPID LAB pretende oferecer:
O INTREPID LAB pretende ainda promover a imersão profissional dos estudantes da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, através do seu papel de charneira entre a academia e o mercado de trabalho, visando uma aprendizagem mais profícua e uma mais rápida integração dos estudantes no meio profissional. Por outro lado, pretende-se contar com os estudantes como elementos ativos das equipas de investigação e de consultoria externa, visando proporcionar-lhes uma experiência profissional de curta duração, que visa cimentar, implementar e integrar os conhecimentos teóricos apreendidos ao longo do ciclo de estudos. Ao fomentar uma interação ativa entre a universidade e a comunidade, o INTREPID LAB tem por objetivo desenvolver dinâmicas colaborativas sustentáveis, contribuindo ativa e intencionalmente para criar valor em prol do desenvolvimento não só institucional, mas também local, regional e nacional.
Conscientes que a transferência de conhecimento é um importante catalisador não só para a inovação organizacional, mas também para a promoção do processo ensino/aprendizagem, da investigação e, mesmo, do desenvolvimento comunitário, a criação do INTREPID LAB, visa cumprir a ‘terceira missão’ universitária, pretendendo assumir-se como uma verdadeira fonte de criação, implementação e exploração do conhecimento, em benefício do desenvolvimento social, cultural e económico da sociedade (Sá, Dias & Sá, 2012, 2013, 2018, Dias & Soares, 2017, 2018, Dias, 2018, Dias & Carvalho, 2021). Funcionando como uma unidade de Transferência de Serviços Científicos e Consultoria pretende atuar como interface e promotor da ligação entre a Universidade e Instituições não-académicas.
Com esta atividade trata-se de criar, implementar e explorar o conhecimento académico em benefício do desenvolvimento social, cultural e económico da sociedade. Aposta-se numa estreita ligação com a comunidade, que possibilite que este pilar se concretize na geração de oportunidade de uma aprendizagem assente em problemas e projetos reais apresentados pelas empresas e sustentado em métodos e técnicas de ensino que possibilitem a aprendizagem de conceitos, a reflexão, o exercício e o feedback.
Integrado no sistema interno de garantia da qualidade institucional serão acionados mecanismos de avaliação da satisfação dos atores envolvidos (estudantes, instituições clientes e docentes). A avaliação de impacto pretende focar os efeitos resultantes da implementação dessa intervenção num determinado local (empresa/organização cliente) e das alterações comportamentais nos beneficiários finais (estudantes). Assim, será administrado um questionário de expectativas iniciais (pré-teste) e um questionário final (pós-teste) em que se avaliam a perceção dos seus impactos em termos de mais-valias para os diferentes atores envolvidos.
É necessário pensar e discutir em comunidade:
No âmbito do Intrepid Lab, atividade inserida no Projeto Inovar & Capacitar, a Universidade Lusófona é parceira do Projeto ICCA impulsionado pela Santa Casa da Misericórdia do Porto.