universidade lusófona

Atividade 14

Objetivo geral
Reforçar a orientação da oferta para as necessidades do mercado de trabalho.
Objetivos específicos
Transferir conhecimento de várias áreas científicas para a sociedade em estreita ligação com empreendedores comerciais, industriais, sociais e culturais.
Identificação da Atividade
O INTREPID LAB: Innovation to Society pretende ser um centro de competências da Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, com o objetivo maximizar as mais-valias do conhecimento gerado e desenvolvido nas suas atividades de investigação científica, transferindo conhecimento para a sociedade, em estreita relação com empreendimentos comerciais, industriais, sociais e culturais. Nesta proposta pretendemos que o INTREPID LAB seja alargado a todas as áreas científicas que constituem a oferta formativa da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto.
Data de Início
1 Setembro, 2022
Data de Fim
30 Outubro, 2023
Coordenador
Diana Dias, Professora Doutora
Equipa
Carla Magalhães, Prof.ª Doutora | Maria Elisabete Guedes Pinto da Costa, Prof.ª Doutora | Gina Santos, Prof.ª Doutora | Lara Santos, Prof.ª Doutora | Dr. Nuno Cruz

Descrição da atividade: Necessidades, problemáticas e oportunidades identificadas

Conscientes que a transferência de conhecimento é um importante catalisador não só para a inovação organizacional, mas também para a promoção do processo ensino/aprendizagem, da investigação e, mesmo, do desenvolvimento comunitário, a criação do INTREPID LAB, visa cumprir a ‘terceira missão’ universitária, pretendendo assumir-se como uma verdadeira fonte de criação, implementação e exploração do conhecimento, em benefício do desenvolvimento social, cultural e económico da sociedade. Funcionando como uma unidade de Transferência de Serviços Científicos e Consultoria pretende atuar como interface e promotor da ligação entre a Universidade e Instituições não-académicas. Centrando as suas competências nas áreas científicas que constituem a oferta formativa da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, o INTREPID LAB pretende oferecer:

  • Serviços de consultoria científica;
  • Soluções fundamentadas na Investigação ao mundo empresarial em particular, e à sociedade em geral;
  • Oportunidades de parcerias de cooperação com entidades dos sectores comercial, industrial, social, artístico e cultural;
  • Apoio especializado na criação de empresas spin-off;
  • Oportunidades de colaboração com entidades e redes nacionais e internacionais.

O INTREPID LAB pretende ainda promover a imersão profissional dos estudantes da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, através do seu papel de charneira entre a academia e o mercado de trabalho, visando uma aprendizagem mais profícua e uma mais rápida integração dos estudantes no meio profissional. Por outro lado, pretende-se contar com os estudantes como elementos ativos das equipas de investigação e de consultoria externa, visando proporcionar-lhes uma experiência profissional de curta duração, que visa cimentar, implementar e integrar os conhecimentos teóricos apreendidos ao longo do ciclo de estudos. Ao fomentar uma interação ativa entre a universidade e a comunidade, o INTREPID LAB tem por objetivo desenvolver dinâmicas colaborativas sustentáveis, contribuindo ativa e intencionalmente para criar valor em prol do desenvolvimento não só institucional, mas também local, regional e nacional.

Necessidades, problemáticas e oportunidades identificadas

Conscientes que a transferência de conhecimento é um importante catalisador não só para a inovação organizacional, mas também para a promoção do processo ensino/aprendizagem, da investigação e, mesmo, do desenvolvimento comunitário, a criação do INTREPID LAB, visa cumprir a ‘terceira missão’ universitária, pretendendo assumir-se como uma verdadeira fonte de criação, implementação e exploração do conhecimento, em benefício do desenvolvimento social, cultural e económico da sociedade (Sá, Dias & Sá, 2012, 2013, 2018, Dias & Soares, 2017, 2018, Dias, 2018, Dias & Carvalho, 2021). Funcionando como uma unidade de Transferência de Serviços Científicos e Consultoria pretende atuar como interface e promotor da ligação entre a Universidade e Instituições não-académicas.

Inovação e formas ativas de ensino – aprendizagem

Com esta atividade trata-se de criar, implementar e explorar o conhecimento académico em benefício do desenvolvimento social, cultural e económico da sociedade. Aposta-se numa estreita ligação com a comunidade, que possibilite que este pilar se concretize na geração de oportunidade de uma aprendizagem assente em problemas e projetos reais apresentados pelas empresas e sustentado em métodos e técnicas de ensino que possibilitem a aprendizagem de conceitos, a reflexão, o exercício e o feedback.

Meta

  • Envolver estudantes e professores de várias áreas científicas em processos de transferência de conhecimento para a sociedade.

Metodologia

Integrado no sistema interno de garantia da qualidade institucional serão acionados mecanismos de avaliação da satisfação dos atores envolvidos (estudantes, instituições clientes e docentes). A avaliação de impacto pretende focar os efeitos resultantes da implementação dessa intervenção num determinado local (empresa/organização cliente) e das alterações comportamentais nos beneficiários finais (estudantes). Assim, será administrado um questionário de expectativas iniciais (pré-teste) e um questionário final (pós-teste) em que se avaliam a perceção dos seus impactos em termos de mais-valias para os diferentes atores envolvidos.

Estudo realizado ao Lionesa BH pela Universidade Lusófona

 

Mais informações

Conheça mais sobre o Projeto ICCA, aqui, do qual a Universidade Lusófona é parceira.

É necessário pensar e discutir em comunidade:

No âmbito do Intrepid Lab, atividade inserida no Projeto Inovar & Capacitar, a Universidade Lusófona é parceira do Projeto ICCA impulsionado pela Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Mais informações

Cofinanciado por:
Gestão de conteúdos por Produção Multimédia © 2022 COFAC.