universidade lusófona

Atividade 6

Objetivo geral
Melhorar a qualidade das ofertas atrativas.
Objetivos específicos
Promover a disseminação de novas práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas, alargadas de forma transversal a diferentes cursos.
Identificação da Atividade
Pretende-se que com a integração de práticas de aprendizagem ativa possamos promover junto da comunidade académica toda uma dinâmica de gestão participada das atividades de aprendizagem, em que o estudante para além de assumir o papel central e ativo na construção do seu próprio conhecimento, atua como catalisador positivo para a aprendizagem de outros. Produção conteúdos audiovisuais e multimédia de suporte ao ensino e tutoria em contexto de metodologias de ensino baseadas em projeto e experimentação.
Data de Início
1 Setembro, 2022
Data de Fim
30 Outubro, 2023
Coordenador
Diana Dias, Professora Doutora
Equipa
Maria Elisabete Guedes Pinto da Costa, Profª Doutora | Ricardo Moreira, Prof. Doutor | Ricardo Manuel Magarinho Bessa Moreira, Prof. Doutor.

Descrição da atividade: Necessidades, problemáticas e oportunidades identificadas

O objetivo central do modelo académico da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, é facultar aos estudantes uma experiência personalizada de elevado valor científico e pedagógico e que se adeque às expectativas e necessidades particulares dos estudantes.
Assim, os estudantes poderão encontrar na instituição um conjunto de opções e práticas que lhes permita prepararem-se para a cidadania e para o mercado de trabalho da forma que considerem mais adequada ao seu perfil pessoal. Dessa forma, propõe-se uma mudança no paradigma educacional, que proporciona uma mudança de um ensino centrado em conhecimento para um ensino centrado em competências, em que o estudante deve demonstrar a sua aquisição através do exercício e não da repetição.

Para este efeito, propõe-se:

  • Desenvolver atividades pedagógicas baseadas na definição de perfis de competências dos diplomados, no estabelecimento de learning outcomes e na implementação de estratégias de avaliação dos resultados dos estudantes;
  • Desenvolver as soft skills dos estudantes;
  • Implementar de projetos interdisciplinares, que permitam que os estudantes realizem uma aprendizagem integrada e orientada, trabalhando em conjunto com colegas de outros cursos e/ou outras unidades orgânicas;
  • Os docentes e os estudantes são também desafiados a utilizar práticas pedagógicas que estimulem a aprendizagem, a reflexão e o desenvolvimento teórico-metodológico dos estudantes, bem como as suas atitudes e comportamentos, assentes na cooperação, na comunicação e na ética. Aposta-se, essencialmente, nas seguintes ideias;
  • Utilizar metodologias ativas de ensino em que se procura a participação dos estudantes no desenvolvimento das aulas como forma de motivação para a aprendizagem e para o estímulo das relações entre estudantes e docentes. Em particular, a aprendizagem colaborativa, Bootcamp, Exploração Vocacional, Gamificação, Simulação, Problem Based Learning, Problem Solving, Project Based. Learning, Role Playing e Emerged Research;
  • Utilizar tutorias como forma de acompanhamento do percurso universitário dos estudantes.

Inovação e formas ativas de ensino – aprendizagem

Quando o estudante assume o protagonismo no processo de ensino aprendizagem, toda a inovação pedagógica deve recentrar-se na promoção do seu desenvolvimento profissional, mas também social e mesmo pessoal. A construção ativa e autónoma do seu desenvolvimento implica que as opções pedagógicas do ensino superior contribuam ativamente para a sua autonomia e para a sua responsabilização na orientação da sua própria aprendizagem. De um papel meramente passivo, ao estudante cabe neste paradigma assumir-se como um ativo interveniente no processo de aprendizagem, seja seu, seja dos seus pares. Assim, a aprendizagem baseada na resolução de problemas ou a aprendizagem baseada em projetos colaborativos são exemplos das melhores práticas pedagógicas com resultados consensuais na revisão científica da literatura, com resultados no trabalho autónomo por parte dos estudantes e em menor tempo de contacto presencial.

Metodologia

Tratando-se de uma iniciativa que implica em si própria uma avaliação da sua eficiência e impacto, a sua monitorização e impacto serão constantes na implementação dos seminários, num primeiro momento, e das reais aplicações em contexto de sala de aula, num segundo momento. Integrado no sistema interno de garantia da qualidade institucional serão acionados mecanismos de avaliação da satisfação dos atores envolvidos (estudantes e docentes).

 

 

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