universidade lusófona

Atividade 3

Objetivo geral
Aumentar o número de diplomado no Ensino Superior.
Objetivos específicos
Planeamento, conceção, desenho e avaliação de conteúdos e metodologias de projetos de educação a distância e integração de tecnologias digitais no ensino.
Identificação da Atividade
Planeamento, conceção, desenho e avaliação de projetos de educação a distância, orientados para assegurar uma maior flexibilidade na frequência de diferentes tipos de ofertas de nível superior, tendo em vista a valorização de percursos de aprendizagem personalizados e adaptados às concretas necessidades de formação dos estudantes. Assume-se que a educação a distância deve ser preferencialmente oferecida de forma colaborativa, daí a importância do LAL para dinamizar a constituição de consórcios com outras IES ou outras modalidades de associação.
Data de Início
1 Setembro, 2022
Data de Fim
30 Outubro, 2023
Coordenador
Diana Dias, Professora Doutora
Equipa
Hugo Alonso Monteiro, Prof. Doutor

Necessidades, problemáticas e oportunidades identificadas

O Learning Architecture Lab (LAL) pretende responder cabalmente às orientações e exigências apontadas pelo Decreto-Lei n.º 133/2019 de 3 de setembro. Assim, considerando que a conceção e implementação de ofertas de educação a distância de ciclos de estudos conferentes ou não de grau deverá ter em consideração a sua adequação às características próprias do ciclo de estudos, o LAL pretende assegurar que o ensino a distância a desenvolver na ULP se assuma como uma alternativa de elevada qualidade à modalidade presencial e não apenas uma mera reprodução ou paralelo do mesmo (Sá, Dias & Tavares, 2013).

O ensino a distância é um modelo alternativo e eficaz para a qualificação superior de estudantes fora da idade de referência, o que contribui para a qualificação de adultos em ambiente de trabalho e em estreita colaboração com os empregadores.

A flexibilidade de tempo e de lugar proporcionada pelo ensino a distância preconiza que os estudantes possam desenvolver o seu percurso formativo ao ritmo que melhor se compatibiliza com a sua vida pessoal e profissional. Este objetivo impõe uma nova abordagem pedagógica, mas representa também uma oportunidade para introduzir inovações a nível curricular que atendam às necessidades dos seus destinatários, o que representa precisamente os objetivos do LAL.

Descrição da atividade

O Learning Architecture Lab (LAL) pretende assumir 3 grandes funções: formar, apetrechar e dinamizar a educação a distância na Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto.

Sensibilizar

A sensibilização do corpo docente é uma peça essencial para a consubstanciação de um projeto de ensino a distância. Assim, o LAL pretende desenvolver todo um esforço de consciencialização, recorrendo a meios internos e externos, no sentido de assegurar que o corpo docente esteja consciente do impacto das mudanças na dinâmica pedagógica que implica o ensino a distância.

Apetrechar

Em termos de recursos humanos, pretende-se constituir no âmbito do LAL não só um corpo de técnicos especializados com as qualificações adequadas e em número suficiente para prestar apoio individualizado aos estudantes sempre que seja necessário, mas também uma equipa que reúna competências técnico -pedagógicas para colaborar com os docentes no desenho curricular dos planos de estudos e dos materiais dos ciclos de estudos.

Em termos de recursos materiais e tecnológicos, o LAL congregará em si as infraestruturas e sistemas tecnológicos que configurem um campus virtual com funcionalidades de interação pedagógica, permanentemente acessível a todos os participantes no processo educativo, em especial professores e estudantes, e cumprindo requisitos de segurança da informação. Assim, será desenvolvido um sítio web direcionado para os estudantes que garanta o acesso permanente a bibliotecas digitais, repositórios, serviços de
empréstimo de materiais digitais e laboratórios virtuais.

Dinamizar

Caberá à equipa técnica do LAL, os Learning Architects, contribuir para um desenho curricular, que constitua a conceção modular dos conteúdos, metodologias e atividades de ensino e aprendizagem, visando a flexibilização do acesso, a adequação do planeamento curricular aos processos colaborativos e de participação nas comunidades virtuais, a monitorização das interações de aprendizagem e o adequado equilíbrio entre os resultados de aprendizagem e os procedimentos de avaliação formativa e sumativa. Esta mesma equipa deverá garantir que a estrutura curricular dos ciclos de estudos a ministrar a distância seja concebida, de modo, a valorizar percursos de aprendizagem personalizados e adaptados às concretas necessidades de formação dos estudantes, contemplando, quando possível, a frequência de unidades curriculares optativas inseridas na mesma área ou em áreas de formação distintas da área de formação fundamental dos ciclos de estudos.

Inovação e formas ativas de ensino – aprendizagem

O LAL surge para impulsionar uma nova abordagem pedagógica, que representa uma oportunidade para introduzir inovações a nível curricular que atendam às necessidades dos destinatários e da modalidade em questão. O LAL pretende mobilizar um conjunto de recursos que permitam à Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto dispor, cumulativamente, não só de um corpo docente qualificado e especializado na área de formação fundamentais do ciclo de estudos e que tenha formação pedagógica comprovada para o ensino a distância, mas também de um corpo de técnicos especializados com as qualificações adequadas e em número suficiente para prestar apoio individualizado aos estudantes sempre que seja necessário, para além de uma equipa que reúna competências técnico -pedagógicas para colaborar com os docentes no desenho curricular dos planos de estudos e dos materiais dos ciclos de estudos.

Por outro lado, é também ao LAL que competirá gerir as infraestruturas e sistemas tecnológicos que configurem um campus virtual com funcionalidades de interação pedagógica, permanentemente acessível a todos os participantes no processo educativo, em especial professores e estudantes, e cumprindo requisitos de segurança da informação. No âmbito do LAL será ainda desenvolvido um sítio web direcionado para os estudantes que garanta o acesso permanente a bibliotecas digitais, repositórios, serviços de empréstimo de materiais digitais e laboratórios virtuais, bem como um sistema integrado de gestão académica que assegure a tramitação desmaterializada de todos os processos académicos, incluindo um sistema de comunicação em linha para atendimento dos estudantes que permita a realização, em modo digital, de candidaturas, matrículas, inscrições, acesso a resultados de avaliação e demais documentação e informação de âmbito administrativo.

Ao LAL caberá ainda contribuir significativamente para a criação e implementação de um modelo pedagógico, que se constitua como o referencial para a ação educativa a distância, contendo os pressupostos e as orientações pedagógicas fundamentais para o ensino e a aprendizagem, centrado no estudante e na valorização dos seus percursos de aprendizagem, através do diálogo, da interação e da colaboração entre pares e em comunidades, integrando, nos seus pressupostos básicos, a flexibilidade para aprender em qualquer momento e lugar e contemplando a inclusão e a participação digitais.

Metas

  • Criação de projetos e gestão de meios materiais e tecnológicos para apoiar a comunidade académica a distância.
  • Implementar seminários para o efeito.

Metodologia

Tratando-se de uma iniciativa que implica em si própria uma avaliação da sua eficiência e impacto, a sua monitorização e impacto serão constantes na implementação dos seminários, na organização de infraestruturas e aquisição de equipamento específico e no desenvolvimento de novas ofertas formativas a distância. Integrado no sistema interno de garantia da qualidade institucional serão acionados mecanismos de avaliação da satisfação dos atores envolvidos. A avaliação de impacto pretende focar os efeitos resultantes da implementação da intervenção na comunidade académica e das alterações comportamentais/atitudinais nos beneficiários finais. Assim, será administrado um questionário de expectativas iniciais (pré-teste) e um questionário final (pós-teste) para avaliar a perceção do impacto em termos de mais-valias para os diferentes atores envolvidos.

O LAL funcionará em constante articulação com a Equipa do Projeto e o Departamento de Qualidade, de forma a assegurar que a oferta formativa a distância a conceber garanta:

  • Adequação do objeto, dos objetivos, das estruturas curriculares, dos planos de estudos, dos materiais e das metodologias adotados em cada unidade curricular;
  • Corpo docente e corpo técnico especializados para a prestação do apoio individualizado aos estudantes e da equipa encarregada de colaborar com os docentes no desenho curricular dos planos de estudos e materiais dos ciclos de estudos;
  • Adequação das infraestruturas e sistemas tecnológicos para as interações pedagógicas entre professores e estudantes, para o acesso a recursos de estudo, investigação e experimentação;
  • Adequação, eficácia e eficiência das atividades adotadas para promoção da inclusão digital dos estudantes e a justeza, fiabilidade e acessibilidade das metodologias e dos processos de avaliação;
  • Existência de mecanismos de monitorização do sucesso académico dos estudantes.

Estado de desenvolvimento

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