No âmbito do Intrepid Lab, atividade inserida no Projeto Inovar & Capacitar, a Universidade Lusófona é parceira do Projeto ICCA impulsionado pela Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Como representantes da Universidade Lusófona estão as docentes Gina Santos e Lara Santos, que também são membros do Strategic Steering Committee, no Projeto ICCA – Mais Inteligência Coletiva para uma Comunidade mais Aberta – Programa Cidadãos Ativ@s financiado pelos EEA Grants. O projeto para além de ter como parceira a Universidade Lusófona tem também a Câmara Municipal do Porto.
O Projeto ICCA tem o apoio do Programa Active Citizens Fund e é coordenado pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, centrado na cidade do Porto. Este projeto pretende ser um Piloto Experimental, centrado na cidade do Porto, de monitorização e acompanhamento das políticas públicas, associado à garantia de um contexto de integração, inovação social, e prática sustentada de uma agenda de valor partilhado pelos diferentes atores económicos e sociais.