universidade lusófona

Atividade 5

Objetivo geral
Melhorar a qualidade das ofertas atrativas.
Objetivos específicos
Criação de seminários conjuntos e projetos de intercâmbio com outras Instituições de Ensino Superior (IES).
Identificação da Atividade
A criação de um plano de seminários para a Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, visa estreitar a ligação da Universidade com o mundo do trabalho e ao mesmo tempo rentabilizar a possibilidade de contato direto com atores significativos numa determinada área.
Data de Início
1 Setembro, 2022
Data de Fim
30 Outubro, 2023
Coordenador
Diana Dias, Professora Doutora

Necessidades, problemáticas e oportunidades identificadas

O processo de ensino/aprendizagem deve transcender a sala de aula e tornar-se aberto ao mundo globalizado em que vivemos. O estreitamento de distâncias que as novas tecnologias nos proporcionam permitem que os estudantes, durante o seu tempo letivo programado, possam “receber” nas suas salas de aula os maiores especialistas internacionais, dotando-os de uma perspetiva updated do mundo que os rodeia.

Para além do conhecimento que tal partilha acarreta, os estudantes ganham também em termos motivacionais e mesmo inspiracionais.

Descrição da atividade

Com a criação de um plano de seminários para a Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto pretende-se estreitar a ligação da universidade com o mundo do trabalho e estabelecer o contato direto com atores significativos de diversas áreas empresariais.

Aproveitando as sinergias inerentes ao próprio Grupo Ensino Lusófona, onde a ULP se integra, a possibilidade de existirem aulas conjuntas entre múltiplas instituições do país e do estrangeiro afigura-se também um desafio muito interessante e enriquecedor. O mesmo esforço pode e deve ser desenvolvido junto de outras IES nacionais e internacionais, estreitando laços e criando parcerias de trabalho cooperativo e colaborativo.

Inovação e formas ativas de ensino – aprendizagem

Os especialistas num determinado assunto ou matéria, irão aconselhar, partilhar experiências e conhecimentos técnicos com os estudantes. O poder de bons comunicadores pode, de facto, introduzir uma dinâmica de transformação e desenvolvimento pessoal e social que contribuam proactivamente para a construção pessoal dos estudantes de forma realista, mas sem deixar para trás os seus sonhos e aspirações (Michael, 2006, Felder, 2009, Ren et al., 2021).

Meta

  • Concretizar um plano de Masterclasses que envolva ativamente os estudantes de diversas áreas científicas.

Metodologia

Integrado no sistema interno de garantia da qualidade institucional serão acionados mecanismos de avaliação da satisfação dos atores envolvidos (estudantes e docentes). Cada Masterclass será também alvo de avaliação, seja esta de aprendizagem, seja de satisfação, seja de impacto no desenvolvimento profissional de cada discente.

A ação de formação dos docentes será também alvo de avaliação, seja esta de aprendizagem, seja de satisfação, seja de impacto no desenvolvimento profissional de cada docente.

A avaliação de impacto pretende focar os efeitos resultantes da implementação dessa intervenção na comunidade académica e das alterações comportamentais nos beneficiários finais (estudantes). Assim, será administrado um questionário de expectativas iniciais (pré-teste) e um questionário final (pós-teste) em que se avaliam a perceção dos seus impactos em termos de mais-valias para os diferentes atores envolvidos.

Estado de Desenvolvimento

 

 

 

 

 

 

 

 

Open Masterclasses

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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