O processo de ensino/aprendizagem deve transcender a sala de aula e tornar-se aberto ao mundo globalizado em que vivemos. O estreitamento de distâncias que as novas tecnologias nos proporcionam permitem que os estudantes, durante o seu tempo letivo programado, possam “receber” nas suas salas de aula os maiores especialistas internacionais, dotando-os de uma perspetiva updated do mundo que os rodeia.
Para além do conhecimento que tal partilha acarreta, os estudantes ganham também em termos motivacionais e mesmo inspiracionais.
Com a criação de um plano de seminários para a Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto pretende-se estreitar a ligação da universidade com o mundo do trabalho e estabelecer o contato direto com atores significativos de diversas áreas empresariais.
Aproveitando as sinergias inerentes ao próprio Grupo Ensino Lusófona, onde a ULP se integra, a possibilidade de existirem aulas conjuntas entre múltiplas instituições do país e do estrangeiro afigura-se também um desafio muito interessante e enriquecedor. O mesmo esforço pode e deve ser desenvolvido junto de outras IES nacionais e internacionais, estreitando laços e criando parcerias de trabalho cooperativo e colaborativo.
Os especialistas num determinado assunto ou matéria, irão aconselhar, partilhar experiências e conhecimentos técnicos com os estudantes. O poder de bons comunicadores pode, de facto, introduzir uma dinâmica de transformação e desenvolvimento pessoal e social que contribuam proactivamente para a construção pessoal dos estudantes de forma realista, mas sem deixar para trás os seus sonhos e aspirações (Michael, 2006, Felder, 2009, Ren et al., 2021).
Integrado no sistema interno de garantia da qualidade institucional serão acionados mecanismos de avaliação da satisfação dos atores envolvidos (estudantes e docentes). Cada Masterclass será também alvo de avaliação, seja esta de aprendizagem, seja de satisfação, seja de impacto no desenvolvimento profissional de cada discente.
A ação de formação dos docentes será também alvo de avaliação, seja esta de aprendizagem, seja de satisfação, seja de impacto no desenvolvimento profissional de cada docente.
A avaliação de impacto pretende focar os efeitos resultantes da implementação dessa intervenção na comunidade académica e das alterações comportamentais nos beneficiários finais (estudantes). Assim, será administrado um questionário de expectativas iniciais (pré-teste) e um questionário final (pós-teste) em que se avaliam a perceção dos seus impactos em termos de mais-valias para os diferentes atores envolvidos.