O abandono escolar (drop out) é um fenómeno complexo definido na literatura como um processo voluntário em que os estudantes abandonam o Ensino Superior sem concluir o ciclo de estudos em que estão matriculados (Tinto, 1975, 1973) e sem retomar os seus estudos (Castaño, Gallón, Gómez & Vásquez, 2008). O abandono é influenciado por vários fatores: individuais, institucionais, académicos e socioeconómicos (Cardoso & Tavares, 2017).
Investigações recentes de âmbito internacional (Moscoso – zea, Vizcaino & Luján Mora, 2017, Santoso, 2018, Peral, Maté & Marco, 2017, Arboretti, Ceccato, Pegoraro, Salmaso & Tortora, 2020, Alban & Mauricio, 2019, Meedech, Iam-On & Boongoen, 2016) e mesmo nacional (Martins, Migueis & Fonseca, 2018; Lima, Alves, Pereira & Almeida, 2018) apontam para a importância da criação do uso de indicadores quantitativos para predizer o risco de drop out, em função de algoritmos encontrados através de métodos de data mining.
Na verdade e apesar da literatura clássica ser um pilar fundamental para a interpretação do fenómeno do drop out, a comunidade científica na atualidade procura identificar os reais preditores para o risco de desistência, percebendo quando tendem a acontecer e reconhecendo os perfis de estudantes que, em cada momento estarão mais suscetíveis a tal risco. A identificação destes indicadores torna-se essencial para proporcionar medida atempadas que não só previnam o risco de drop out, mas que promovam condições para que as condições que o propiciam não cheguem sequer a ter lugar. Justifica-se fazer um estudo dos fatores e das motivações dos estudantes em risco de abandono nas instituições do Ensino Lusófona, tendo em conta que cada instituição tem um contexto, caraterísticas e um perfil de estudantes próprio. Este diagnóstico terá em conta a igualdade de género e a igualdade de oportunidades, incluindo estudantes provenientes de meios desfavorecidos.
Esta atividade irá sustentar-se numa metodologia de investigação qualitativa (Selvi, 2019) e compreenderá os seguintes momentos:
O desenvolvimento do estudo de diagnóstico será acompanhado e monitorizado no sentido de garantir a fiabilidade e validade dos resultados:
Na fase seguinte desta atividade, são implementadas as medidas identificadas no estudo como necessárias em ordem à redução do número de estudantes que abandonam o Ensino Superior sem concluir o ciclo de estudos em que estão matriculados. Nesta fase, uma equipa de docentes será responsável pelo acompanhamento através de sistema de tutoria com base em indicadores disponibilizados na fase 1.