universidade lusófona

Atividade 2

Objetivo geral
Aumentar o número de diplomados no Ensino Superior.
Objetivos específicos
Promover o conhecimento das motivações e fatores do abandono ao longo do percurso académico universitário que contribua para a redução e prevenção deste fenómeno.
Identificação da Atividade
Desenvolvimento de estudo diagnóstico das motivações e fatores que determinam o abandono escolar (drop out).
Data de Início
1 Setembro, 2022
Data de Fim
30 Outubro, 2023
Coordenador
Orlanda Tavares, Prof.ª Doutora
Equipa
Cristina Sin, Prof.ª Doutora ; Sónia Cardoso, Prof.ª Doutora

Necessidades, problemáticas e oportunidades identificadas

O abandono escolar (drop out) é um fenómeno complexo definido na literatura como um processo voluntário em que os estudantes abandonam o Ensino Superior sem concluir o ciclo de estudos em que estão matriculados (Tinto, 1975, 1973) e sem retomar os seus estudos (Castaño, Gallón, Gómez & Vásquez, 2008). O abandono é influenciado por vários fatores: individuais, institucionais, académicos e socioeconómicos (Cardoso & Tavares, 2017).

Investigações recentes de âmbito internacional (Moscoso – zea, Vizcaino & Luján Mora, 2017, Santoso, 2018, Peral, Maté & Marco, 2017, Arboretti, Ceccato, Pegoraro, Salmaso & Tortora, 2020, Alban & Mauricio, 2019, Meedech, Iam-On & Boongoen, 2016) e mesmo nacional (Martins, Migueis & Fonseca, 2018; Lima, Alves, Pereira & Almeida, 2018) apontam para a importância da criação do uso de indicadores quantitativos para predizer o risco de drop out, em função de algoritmos encontrados através de métodos de data mining.

Na verdade e apesar da literatura clássica ser um pilar fundamental para a interpretação do fenómeno do drop out, a comunidade científica na atualidade procura identificar os reais preditores para o risco de desistência, percebendo quando tendem a acontecer e reconhecendo os perfis de estudantes que, em cada momento estarão mais suscetíveis a tal risco. A identificação destes indicadores torna-se essencial para proporcionar medida atempadas que não só previnam o risco de drop out, mas que promovam condições para que as condições que o propiciam não cheguem sequer a ter lugar. Justifica-se fazer um estudo dos fatores e das motivações dos estudantes em risco de abandono nas instituições do Ensino Lusófona, tendo em conta que cada instituição tem um contexto, caraterísticas e um perfil de estudantes próprio. Este diagnóstico terá em conta a igualdade de género e a igualdade de oportunidades, incluindo estudantes provenientes de meios desfavorecidos.

Descrição da atividade

Esta atividade irá sustentar-se numa metodologia de investigação qualitativa (Selvi, 2019) e compreenderá os seguintes momentos:

  • Desenho de um guião de entrevista, com base na literatura sobre o abandono escolar, para a recolha de informação;
  • Identificação de diferentes perfis de estudantes a incluir no estudo, tendo em atenção diferenças de género, de grupos socioeconómicos e culturais dos estudantes, bem como diferenças entre o perfil dos estudantes da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, e restantes instituições do Ensino Lusófona participantes no estudo;
  • Recrutamento de estudantes em situação de risco de abandono;
  • Constituição de grupos focais com estes estudantes;
  • Condução das entrevistas focadas;
  • Transcrição das entrevistas;
  • Análise de conteúdo das entrevistas no sentido de identificar e sistematizar os fatores e motivações que determinam o abandono dos estudantes nas instituições proponentes do Grupo Ensino Lusófona.

Metas

  • Relatório com o diagnóstico dos fatores e motivações que determinam o abandono.
  • O relatório servirá de base quer à implementação do programa piloto de combate ao abandono escolar, quer ao desenvolvimento e implementação de ferramentas de monitorização de indicadores de sucesso escolar.

Metodologia

O desenvolvimento do estudo de diagnóstico será acompanhado e monitorizado no sentido de garantir a fiabilidade e validade dos resultados:

  • Outubro 2022 – Realizar uma entrevista piloto para testar a adequação do guião de entrevista (elaborado com base na literatura).
  • Outubro 2022 – Garantir que os estudantes participantes nos grupos focais representam os diferentes perfis identificados.
  • Dezembro 2022 – Garantir consistência da análise das entrevistas e dos resultados através de utilização de software de análise qualitativa e análises cruzadas pelos diferentes investigadores envolvidos (cross – checking).
  • O impacto do estudo será avaliado pelo aproveitamento dos seus resultados na definição e conteúdo das outras atividades incluídas neste objetivo, aumentar o número de diplomados.

Na fase seguinte desta atividade, são implementadas as medidas identificadas no estudo como necessárias em ordem à redução do número de estudantes que abandonam o Ensino Superior sem concluir o ciclo de estudos em que estão matriculados. Nesta fase, uma equipa de docentes será responsável pelo acompanhamento através de sistema de tutoria com base em indicadores disponibilizados na fase 1.

 

Cofinanciado por:
Gestão de conteúdos por Produção Multimédia © 2022 COFAC.