universidade lusófona

Atividade 10

Objetivo geral
Reforçar a orientação da oferta para as necessidades do mercado de trabalho.
Objetivos específicos
Criar oportunidades de ligação direta entre estudantes e empresas e promover uma maior e melhor literacia do tecido empresarial local e regional.
Identificação da Atividade
Reconhecimento do tecido empresarial de diferentes regiões do território nacional, por parte de estudantes de licenciatura e mestrado.
Data de Início
1 Setembro, 2022
Data de Fim
30 Outubro, 2023
Coordenador
Diana Dias, Professora Doutora
Equipa
Maria Elisabete Guedes Pinto da Costa, Profª Doutora.

Necessidades, problemáticas e oportunidades identificadas

Os estudantes detêm parco conhecimento da realidade do tecido empresarial e da comunidade onde se integram, seja em termos de composição, seja em termos das oportunidades que lhe podem ser oferecidas. Este desconhecimento é ainda mais significativo quando se trata de outras regiões que não a de residência. Além disso, os estudantes, quer de licenciatura, quer de mestrado, não dispõem de uma rede de contatos alargada que lhe facilite posteriormente a sua integração no mercado de trabalho. Esta lacuna é ainda mais significativa junto dos estudantes oriundos de meios sociais mais desfavorecidos.

Descrição da atividade

A Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa (FSECE) da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, está a desenvolver uma iniciativa conjunta com a Escola de Ciências Económicas e das Organizações (ECEO) Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa, com vista desenvolvimento de competências, networking e conhecimentos sobre o tecido empresarial português para os estudantes de Gestão, denominada “Projeto Alfa”.

Este projeto, numa primeira fase, consiste no desenvolvimento de apresentações acerca do tecido empresarial e principais empresas de todos os distritos portugueses por parte de equipas constituídas por estudantes dos Centros Universitários da Universidade Lusófona. Estas apresentações serão avaliadas por um painel constituído por professores dos dois Centros Universitários, bem como por personalidades da sociedade civil. Todos os participantes têm direito a certificado e as melhores apresentações recebem um prémio. A ligação entre as duas cidades é realizada em transporte coletivo (autocarro ou comboio) de forma a permitir que o tempo de viagem seja já um tempo de aprendizagem colaborativa, no qual os estudantes envolvidos serão desafiados a desenvolver os seus trabalhos a apresentar no destino.

Esta iniciativa pretende fomentar a ligação da Universidade com a comunidade e o mercado de trabalho, criando redes de contacto entre os estudantes destas duas instituições do Grupo Ensino Lusófona, um conhecimento mais alargado acerca da realidade portuguesa e competências transversais, como o trabalho em equipa e a comunicação oral dos estudantes. A atual proposta pretende alargar o “Projeto Alfa” a todas as ofertas formativas do Centro Universitário de Lisboa. Ou seja, pretende-se, por um lado, que se desenvolva um espírito colaborativo entre os estudantes das mesmas áreas científicas nas diferentes Instituições de Ensino Superior do Grupo Ensino Lusófona, ao mesmo tempo que se permite que se apropriem de uma rede de contatos e conhecimentos que se estenda a todo o país. Entre os desafios futuros constam não só a exploração de clusters sectoriais, tais como: calçado, cortiça, ou vinho, mas também a visita e reconhecimento das principais capitais de distrito nacionais.

Inovação e formas ativas de ensino – aprendizagem

A oportunidade de estabelecer uma ligação direta com o mercado de trabalho, através de atividades de exploração orientada, pretende promover junto dos estudantes um melhor e maior conhecimento das ofertas de cada região, em termos de mercado, seja este de trabalho, seja em termos produtivos (de acordo com as linhas apontadas pelo Conselho Europeu, 2022). Num país considerado bicéfalo, em que as zonas metropolitanas de Lisboa e Porto representam verdadeiros polos de atração populacionais, cabe também à universidade e missão de dar a conhecer novas oportunidades, nomeadamente em regiões do interior de Portugal. Desenvolvimento ativo e em contexto real de competências de comunicação. Uma maior coesão territorial e atração de jovens para o interior ajudará a diminuir as assimetrias regionais, à criação de emprego e ao consequente desenvolvimento do território.

Meta

  • Realizar visitas de estudantes de várias áreas científicas a empresas com vista a proporcionar conhecimento do tecido empresarial nacional.

Metodologia

Tratando-se de eventos pontuais, mas que implicam uma preparação prévia e a interação de diversos stakeholders serão usadas ferramentas de gestão de projeto que permitam uma gestão informada das diferentes etapas a ser desenvolvidas. As iniciativas serão calendarizadas através de cronograma de marcos (do inglês Milestone), estruturado em linhas e colunas, em que se lista os marcos do projeto, ou seja, eventos importantes que afetam no resultado final do projeto. O principal objetivo é facilitar a visualização desses marcos por todos os stakeholders e tomar ações preventivas caso haja atraso de alguma parte. Integrado no sistema interno de garantia da qualidade institucional serão acionados mecanismos de avaliação da satisfação dos atores envolvidos. A avaliação de impacto pretende focar os efeitos resultantes da implementação dessa intervenção num determinado local e das alterações comportamentais nos beneficiários finais. Assim, será administrado um questionário de expectativas iniciais (pré-teste) e um questionário final (pós-teste) em que se avaliam a perceção dos seus impactos em termos de mais-valias para os diferentes atores envolvidos.

Estudantes da Lusófona Porto visitam o Parlamento

Os estudantes da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto passaram um dia na Assembleia da República e acompanharam o funcionamento do centro do poder legislativo português. Além da visita ao edifício, assistiram ao debate parlamentar sobre a carreira dos professores do ensino público.

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Estudantes Lusófona Porto visitam a Cordeiro Campos

A Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto no âmbito do projeto Inovar & Capacitar, com objetivo de promover as sinergias entre a Universidade e o tecido empresarial, realizou uma visita de estudo à empresa têxtil Cordeiro e Campos SA.

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Estudantes da ULusófona do Porto visitaram Produtoras de espumante

A Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (CUP), no âmbito do projeto Inovar & Capacitar, com objetivo de promover as sinergias entre a Universidade e o tecido empresarial, realizou uma visita de estudo a duas quintas produtoras de espumantes, nomeadamente, a Quinta da Torre e a Quinta do Ferro.

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