universidade lusófona

Atividade 13

Objetivo geral
Reforçar a orientação da oferta para as necessidades do mercado de trabalho.
Objetivos específicos
Apoiar os estudantes no percurso académico através de um apadrinhamento de cursos conferentes de grau.
Identificação da Atividade
Cada oferta formativa da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, terá um padrinho empresarial. O seu papel será inspirar os estudantes, mas também ter um papel ativo como consultor na melhoria das ofertas formativas, nomeadamente da sua maior e melhor articulação com as necessidades do mundo do trabalho. Estes padrinhos serão, preferencialmente, antigos Estudantes da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto ou do Ensino Lusófona.
Data de Início
1 Setembro, 2022
Data de Fim
30 Outubro, 2023
Coordenador
Diana Dias, Professora Doutora
Equipa
Cláudia Huber, Prof.ª Doutora | Maria Elisabete Guedes Pinto da Costa, Prof.ª Doutora

Necessidades, problemáticas e oportunidades identificadas

A ligação, direta ou indireta, com o mercado de trabalho é considerada um pilar estruturante da política de melhoria contínua da oferta formativa da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, daí a importância de ter profissionais de referência no mercado de trabalho comprometidos com essa mesma melhoria. Por outro lado, sabe‐se que o poder inspiracional de profissionais reconhecidos no mundo do trabalho tende a motivar os estudantes para um maior compromisso institucional e académico (Portilla-Peña & Agudelo-González, 2016, Santos, 2014, Guardado, Martinez & Romero, Dias & Carvalho, 2021).

Descrição da atividade

Rede de Padrinhos Empresariais permitirá que todas as ofertas formativas da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto, possam ter um padrinho empresarial. Estes padrinhos serão preferencialmente Estudantes da Universidade ou do Grupo COFAC que se pretende que funcionem como figuras significativas para a comunidade académica de cada curso. Deverá tratar-se de profissionais com reconhecimento no mercado, de forma a poderem funcionar como fontes de inspiração para os seus “afilhados académicos”, motivando-os para o seu percurso académico, podendo apoiar nas suas escolhas escolares e na integração no mundo do trabalho, nomeadamente com cartas de recomendação. Pretende-se ainda que os padrinhos do curso possam desempenhar um papel ativo como consultores na melhoria contínua das ofertas formativas, nomeadamente em termos de maior e melhor articulação com as necessidades do mundo do trabalho.

Inovação e formas ativas de ensino – aprendizagem

O estreitar de relações entre a Universidade e a comunidade empresarial, hoje mais do que nunca, é uma necessidade premente para ambas as partes. Na verdade, atualmente os empresários assumem cada vez mais um protagonismo no que diz respeito à qualidade e à qualificação mínima necessária para integrar-se e manter-se no chamado mercado de trabalho, bem como para despertar e motivar ao empreendedorismo. Ao apadrinhar um curso, o empresário vê reconhecido o seu valor e reputação social e compromete-se no desenvolvimento da formação avançada, contribuindo para a responsabilidade da sua empresa.

Meta

  • Criar e colocar em funcionamento uma Rede de Padrinhos Empresariais.

Metodologia

Integrado no sistema interno de garantia da qualidade institucional serão acionados mecanismos de avaliação da satisfação dos atores envolvidos (estudantes, padrinhos e docentes). Serão ainda usadas ferramentas de gestão de projeto de forma a monitorizar um cronograma de reuniões/contatos entre a Instituição de Ensino Superior e a empresa, com vista a garantir que existe uma efetiva e eficiente articulação entre os atores envolvidos. A avaliação de impacto pretende focar os efeitos resultantes da implementação dessa intervenção e das alterações comportamentais nos beneficiários finais (estudantes). Assim, será administrado um questionário de expectativas iniciais (pré-teste) e um questionário final (pós-teste) em que se avaliam a perceção dos seus impactos em termos de mais-valias para os diferentes atores envolvidos.

Estado de Desenvolvimento

A atividade 13 – Rede de Padrinhos, teve a honra de realizar a sua sessão de apadrinhamento de licenciaturas e mestrados

O Projeto Inovar & Capacitar, no âmbito da atividade Rede de Padrinhos, teve a honra de realizar a sua sessão de apadrinhamento de licenciaturas e mestrados da FCESE – Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa, e o resultado foi verdadeiramente inspirador!

Neste evento, contou-se com a presença das figuras mais prestigiadas do nosso tecido empresarial, que abraçaram e incentivaram os nossos estudantes a alcançarem voos ainda mais altos. Foi um encontro que demonstrou o compromisso firme da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto com a excelência em todas as nossas ofertas formativas.

Agradecemos ao Eng. Holden Rubens Carvalho, à Professora Doutora Helena Almeida, ao Dr. Gilberto Santos, Dr. Nuno Aleixo, Eng. Ricardo Costa, Dr. Ângelo Dias, e por fim o Dr. Pedro Ramos, PhD., em terem aceite serem os padrinhos das nossas licenciaturas e mestrados.

Acreditamos que o conhecimento é a chave para o sucesso. Com o apoio e orientação dos nossos padrinhos, os nossos futuros licenciados e mestres estarão mais preparados do que nunca para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Parabéns a todos os envolvidos!

Obrigado a todos os que fizeram parte deste evento extraordinário e por ajudarem a construir um futuro brilhante para os nossos estudantes.

 

Primeira Edição Lusófona On Business powered by FCESE

No dia 5 de junho teve lugar na Universidade Lusófona, Centro Universitário Lusófona – Porto, no âmbito do Projeto Inovar & Capacitar, a primeira edição do Lusófona On Business.

No decorrer dos últimos meses, mergulhamos num mundo de oportunidades empresariais e networking, onde ideias brilhantes e talentos excecionais se encontraram. Foi uma experiência única, repleta de masterclasses inspiradoras, projetos inovadores co-criados, workshops interativos e momentos de partilha de conhecimentos entre profissionais, estudantes e empreendedores das mais variadas áreas de negócio.

Queremos destacar a participação de todos os que fizeram das nossas aulas verdadeiros laboratórios empresariais, trazendo perspetivas valiosas sobre empreendedorismo, inovação e desenvolvimento de negócios. Partilharam histórias inspiradoras e conselhos práticos que certamente farão a diferença na formação dos nossos estudantes.

After work drink

Estudantes Lusófona Porto visitam a Cordeiro Campos

A Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto no âmbito do projeto Inovar & Capacitar, com objetivo de promover as sinergias entre a Universidade e o tecido empresarial, realizou uma visita de estudo à empresa têxtil Cordeiro e Campos SA.

A visita de estudo envolveu um grupo estudantes e docentes das licenciaturas em Gestão e, Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos às instalações da Cordeiro e Campos.

Esta iniciativa insere-se num conjunto de visitas programadas a empresas exportadoras, onde se procura dar a conhecer aos discentes, os desafios e barreiras a serem ultrapassadas por parte destas empresas.

Para finalizar esta visita foram lançados dois desafios aos estudantes. O primeiro desafio foi realizado, de forma, individualmente e foi requerido aos estudantes uma lista entre dez a vinte riscos, que cada um considerava que poderiam fazer parte da empresa. Por conseguinte, o segundo desafio, foi efetuado em grupos, e os participantes tiveram de responder a quatro questões (riscos; necessidades; soluções a curto e a longo prazo), tendo em conta, o que já tinham realizado, anteriormente.

Mais uma iniciativa promovida pelo Inovar & Capacitar ULusófona, de forma, a fortalecer os laços da Universidade e o tecido empresarial, e por consequente, criar oportunidades para os nossos estudantes.

ULusófona recebeu a Cordeiro Campos em Atelier de Marketing

A Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (ULusófona – CUP) no âmbito do projeto Inovar & Capacitar recebeu, no  dia 24 de abril, o Dr. Gilberto Santos CEO da Cordeiro Campos SA em Atelier de Marketing.

Durante a sessão o convidado deu-nos a conhecer a Cordeiro Campos SA, uma empresa fundada em março de 1982, com o foco na confeção de vestuário exterior em série, para bebé, criança, senhora e homem.

O convidado desta sessão de Atelier de Marketing deu a conhecer os desafios da inovação na sua área de negócio e o processo de internacionalização.

Nesta sessão foi igualmente abordado o que a Cordeiro Campos procura num recém-licenciado quando ingressa no mercado de trabalho.

Universidade Lusófona – CUP contou com a presença do Dr. Ângelo Dias

Ética e Códigos de Conduta foi o tema que o Dr. Ângelo Dias apresentou, no passado dia 11 de abril, na Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto.

Nesta sessão começou por apresentar o seu percurso profissional, partilhando com os estudantes de mestrado em Gestão e em Gestão de Recursos Humanos, a sua experiência no âmbito da gestão de insolvências, qual o seu papel nas organizações. O Dr. Ângelo Dias abordou, ainda, os aspetos inerentes à falta de ética nos negócios, sendo que em muitos casos, se traduz em litígios na origem de processos judiciais.

Universidade Lusófona recebe Associação dos Comerciantes do Porto em Atelier de Marketing

A abertura deste Atelier de Marketing, realizado no dia 27 de março, esteve a cargo do Eng. Holden Carvalho, Vice-Presidente da Associação de Comerciantes do Porto que veio falar aos nossos estudantes sobre a importância do marketing no comércio tradicional.

Tendo começado por explicitar o conceito de marketing, para que serve e como usar as suas ferramentas no comércio tradicional, não descorando, a importância da elaboração de um bom plano de marketing desde as análises da situação, o público-alvo, os objetivos, estratégias e táticas, e por fim, o orçamento.

Para introduzir a empresa que representa, explicou que, a Associação de Comerciantes do Porto se caraterizada pela identidade da cidade do Porto, “Porto.” (Porto ponto – divulgação da cidade no panorama internacional, concebida pela Câmara Municipal do Porto) e pela qualidade de trabalho e receção.

Neste momento, explicou que tentam passar aos comerciantes integrantes do comércio tradicional a necessidade de se inserirem também no digital.

Focus Group

Cofinanciado por:
Gestão de conteúdos por Produção Multimédia © 2022 COFAC.