O Projeto Inovar & Capacitar II, promovido pela Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, e financiado pelo POCH no âmbito da iniciativa “Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro, está na reta final da fase de avaliação.
A operação, executada em alinhamento com documentos estratégicos internacionais e nacionais, bem como em pesquisas que colocam em evidência as fragilidades e exigências do primeiro ano da vida académica, demonstrou resultados de excelência, os quais se concretizaram através da realização das seguintes atividades:
O Sistema de Alerta Precoce teve como propósito desencadear mecanismos de apoio/serviços existentes na Universidade, mediante uma determinada taxa de insucesso dos estudantes (reprovação a, pelo menos, 2 Unidades Curriculares). Ao tratar-se de uma medida preventiva e a curto-prazo, este sistema permitiu, sempre que possível, resolver e/ou minimizar danos em tempo útil, respeitando assim a máxima de que ninguém é deixado para trás. Foram sinalizados, na totalidade, 442 estudantes, correspondendo a 100% daqueles que se encontravam em risco de insucesso académico. De forma a melhor reconhecer as dificuldades dos estudantes e a enriquecer o propósito da atividade, contou-se com a colaboração dos docentes e dos próprios estudantes. Uma parte dos estudantes foi encaminhada para o Programa de Mentorias e para o Serviço de Psicologia, ficando o direcionamento dos restantes ao critério dos Diretores de Curso.
A introdução de um Tutor Digital com recurso à inteligência artificial, ao qual se denominou “Philix”, visou oferecer percursos de estudo personalizados a cada situação (leia-se, a cada estudante) ao focar-se nas matérias nas quais os estudantes em questão sentem mais dificuldade. Ao tratar-se de um tutor personalizado, o Philix permitiu apoiar, por um lado, o processo de tutoria e acompanhamento a ser realizado pelos docentes, e por outro lado, melhorar o método de estudo dos estudantes, tornando-o mais concreto e eficiente. Os principais resultados evidenciaram, para as unidades curriculares com acesso ao Philix (caso de estudo), uma taxa de sucesso académico de 81% na UC Macroeconomia e 82% na UC de Informática de Gestão. Também se evidenciou uma diminuição na taxa de abandono na UC Macroeconomia (sem abandono) e na UC Cérebro e Comportamento com um decréscimo correspondente a 5,95. Quanto ao número médio de ECTS concluídos, registou-se um aumento por estudantes das UC de Informática de Gestão (46,7 créditos ECTS) e na UC Cérebro e Comportamento para 47,5 créditos ECTS. Acresce, ainda, um aumento do tempo dedicado ao estudo em 30% dos estudantes que utilizaram o Philix.
Na Atividade de Mentoria entre Pares para Estudantes, procurou-se oferecer mais uma oportunidade para promover a inclusão e integração académica, pessoal e social dos estudantes de 1º ano dos 1º Ciclos de Estudos, de forma a mitigar as dificuldades e constrangimentos comumente encontradas nesta fase e, assim, melhorar o sucesso académico, a partir do estabelecimento de pairings com estudantes em graus e níveis de ensino mais avançado. Inscreveram-se no programa 71 mentores e 94 mentorados, tendo apoiado a supervisão de todo este processo 10 professoras supervisoras. Em termos de avaliação do impacto, pode constatar-se que a atividade contribuiu positivamente para a melhoria do sucesso académico, tendo-se apurado um aumento da taxa de resolução de problemas e de sucesso académico em 21,95% dos mentorados que participaram na atividade. Da avaliação recolhida junto dos diferentes intervenientes com recurso a inquéritos por questionário (25 respostas de mentores, 17 de mentorados e 9 de professoras supervisoras), apuraram-se, também, alguns resultados que merecem destaque, nomeadamente:
Por fim, em termos globais e, através da execução conjunta das três atividades referidas, foram alcançados os seguintes resultados: