O ingresso no Ensino Superior implica, de uma forma geral, a exposição a diferentes fatores de stress de ordem individual, sociocultural, económica e académica, relacionando-se com o surgimento e/ou agravamento de problemas de saúde mental (Oswalt et al., 2020).
A presença de sintomatologia não diagnosticada e tratada, tem
frequentemente implicações negativas no percurso pessoal e académico dos estudantes (Bruffaerts et al., 2018), podendo culminar no abandono do Ensino Superior e no agravamento da sintomatologia prévia, para um estado grave (Becker et al., 2002; Zivin et al., 2009).
Sendo que apenas uma pequena percentagem de estudantes procura
ajuda psicológica, é da responsabilidade do Serviço de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto (SPULP) desenvolver mecanismos e atividades que promovam o desenvolvimento de competências e apoio psicológico e, consequentemente, uma melhoria na qualidade de adaptação e sucesso académico no Ensino Superior, bem como de igualdade de oportunidades no acesso ao mercado de trabalho.
O Modelo de intervenção será o Mindfulness para o Stress da Breathworks (Burch & Penman, 2013).
O Mindfulness consiste na direção intencional e sem julgamento da atenção às nossas experiências do momento presente. É uma qualidade da consciência que, ao ser praticada, contribui para o bem-estar físico e psicológico.
O treino de práticas meditativas associadas à abordagem de conceitos psicológicos centrais, nomeadamente através de programas estruturados, parece contribuir de forma significativa para a gestão do stress e ansiedade, para o aumento do afeto positivo e regulação emocional, para o aumento de competências interpessoais e para a melhoria de funções executivas (Brown & Ryan, 2003; Hindman et al., 2015; Ma et al., 2019).
Nos estudantes do Ensino Superior, a prática de Mindfulness tende a diminuir os níveis de stress, ansiedade, depressão, preocupação e a melhorar a sensação de bem-estar e resultados académicos (Vorontsova – Wenger et al., 2021). Das características associadas a programas desta natureza, destacam-se: serem desenvolvidos em grupo, serem estruturados, implicarem a prática diária individual, puderem levar a um nível de autoconhecimento que promove a manutenção da saúde mental e desempenho académico.
A curto-prazo: contribuir para saúde mental, desenvolvimento de competências e melhorias no desempenho académico dos estudantes.
A médio-prazo: existir uma manutenção dos grupos de intervenção, bem como ações de sensibilização para a participação nos mesmos. Com este processo é esperado que os estudantes acedam a informação relevante sobre Saúde Mental e a sua importância no sucesso académico e qualidade de vida.
A longo-prazo: que o SPULP se torne um serviço dinâmico e de referência para os estudantes, promovendo ativamente a saúde mental, o sucesso académico e aumento de diplomados na ULP.
Além de um questionário, que incluirá as principais variáveis sociodemográficas dos estudantes, será facultado um protocolo de atividades de autorresposta que deverão ser preenchidas em 5 momentos distintos: antes da participação no grupo, na quarta semana do programa, na última sessão do programa, 3 meses após a participação no programa e 6 meses após a participação no programa. O protocolo será constituído por atividades que avaliam sintomas psicopatológicos, níveis de stress, Mindfulness e compaixão, qualidade de vida, desempenho académico e satisfação com o programa. No final do programa será ainda disponibilizado um questionário que permita a avaliação qualitativa do programa.
O Programa PlenaMente-Mindfulness para o stress está a ser desenvolvido em colaboração com o Serviço de Psicologia da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto (SPULP), completamente direcionado para os nossos estudantes.
O Mindfulness é uma intervenção com sólida evidência científica reconhecida internacionalmente, ajudando milhares de pessoas em todo o mundo. Tem sido aplicado para o tratamento de doenças crónicas, stress crónico, transtornos de ansiedade, insónia, transtornos depressivos, entre outras.
As sessões de Mindfulness já se encontram a decorrer na Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto.A iniciativa conta já com dois grupos, um que funciona à terça-feira e outro à quinta-feira.Os participantes ficam habilitados a receber um Certificado de Participação com discriminação das horas, assinado pelas responsáveis do projeto.