universidade lusófona

Atividade 1

Objetivo geral
Aumentar o número de diplomados no Ensino Superior.
Objetivos específicos
Prevenir e intervir no stress e sintomatologia psicopatológica (com grau de interferência leve) e, consequentemente, no insucesso e abandono do Ensino Superior. Desta foram pretende-se contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso ao mercado de trabalho.
Identificação da Atividade
Criação de grupos de intervenção baseados no Mindfulness.
Data de Início
1 Setembro, 2022
Data de Fim
30 Agosto, 2023
Coordenador
Cátia Oliveira, Prof.ª Doutora
Equipa
Raquel Pereira, Psicóloga Investigadora

Necessidades, problemáticas e oportunidades identificadas

O ingresso no Ensino Superior implica, de uma forma geral, a exposição a diferentes fatores de stress de ordem individual, sociocultural, económica e académica, relacionando-se com o surgimento e/ou agravamento de problemas de saúde mental (Oswalt et al., 2020).

A presença de sintomatologia não diagnosticada e tratada, tem
frequentemente implicações negativas no percurso pessoal e académico dos estudantes (Bruffaerts et al., 2018), podendo culminar no abandono do Ensino Superior e no agravamento da sintomatologia prévia, para um estado grave (Becker et al., 2002; Zivin et al., 2009).

Sendo que apenas uma pequena percentagem de estudantes procura
ajuda psicológica, é da responsabilidade do Serviço de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto (SPULP) desenvolver mecanismos e atividades que promovam o desenvolvimento de competências e apoio psicológico e, consequentemente, uma melhoria na qualidade de adaptação e sucesso académico no Ensino Superior, bem como de igualdade de oportunidades no acesso ao mercado de trabalho.

O Modelo de intervenção será o Mindfulness para o Stress da Breathworks (Burch & Penman, 2013).

Inovação e formas ativas de ensino – aprendizagem

Mindfulness consiste na direção intencional e sem julgamento da atenção às nossas experiências do momento presente. É uma qualidade da consciência que, ao ser praticada, contribui para o bem-estar físico e psicológico.

O treino de práticas meditativas associadas à abordagem de conceitos psicológicos centrais, nomeadamente através de programas estruturados, parece contribuir de forma significativa para a gestão do stress e ansiedade, para o aumento do afeto positivo e regulação emocional, para o aumento de competências interpessoais e para a melhoria de funções executivas (Brown & Ryan, 2003; Hindman et al., 2015; Ma et al., 2019).

Nos estudantes do Ensino Superior, a prática de Mindfulness tende a diminuir os níveis de stress, ansiedade, depressão, preocupação e a melhorar a sensação de bem-estar e resultados académicos (Vorontsova – Wenger et al., 2021). Das características associadas a programas desta natureza, destacam-se: serem desenvolvidos em grupo, serem estruturados, implicarem a prática diária individual, puderem levar a um nível de autoconhecimento que promove a manutenção da saúde mental e desempenho académico.

Metas

A curto-prazo: contribuir para saúde mental, desenvolvimento de competências e melhorias no desempenho académico dos estudantes.
A médio-prazo: existir uma manutenção dos grupos de intervenção, bem como ações de sensibilização para a participação nos mesmos. Com este processo é esperado que os estudantes acedam a informação relevante sobre Saúde Mental e a sua importância no sucesso académico e qualidade de vida.
A longo-prazo: que o SPULP se torne um serviço dinâmico e de referência para os estudantes, promovendo ativamente a saúde mental, o sucesso académico e aumento de diplomados na ULP.

Metodologia

Além de um questionário, que incluirá as principais variáveis sociodemográficas dos estudantes, será facultado um protocolo de atividades de autorresposta que deverão ser preenchidas em 5 momentos distintos: antes da participação no grupo, na quarta semana do programa, na última sessão do programa, 3 meses após a participação no programa e 6 meses após a participação no programa. O protocolo será constituído por atividades que avaliam sintomas psicopatológicos, níveis de stress, Mindfulness e compaixão, qualidade de vida, desempenho académico e satisfação com o programa. No final do programa será ainda disponibilizado um questionário que permita a avaliação qualitativa do programa.

 

 

Programa Plenamente 

 

 

O Programa PlenaMente-Mindfulness para o stress está a ser desenvolvido em colaboração com o Serviço de Psicologia da Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto (SPULP), completamente direcionado para os nossos estudantes.

 

 

 

Quem cuida da mente cuida da vida

 

O Mindfulness é uma intervenção com sólida evidência científica reconhecida internacionalmente, ajudando milhares de pessoas em todo o mundo. Tem sido aplicado para o tratamento de doenças crónicas, stress crónico, transtornos de ansiedade, insónia, transtornos depressivos, entre outras.

 

Mindfulness para o stress

 

As sessões de Mindfulness já se encontram a decorrer na Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto.A iniciativa conta já com dois grupos, um que funciona à terça-feira e outro à quinta-feira.Os participantes ficam habilitados a receber um Certificado de Participação com discriminação das horas, assinado pelas responsáveis do projeto.

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